| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Carla Wie Fala pelos cotovelos

|
Enviada: Qua Abr 30, 2008 21:41 pm Assunto: |
|
|
Muito boa esta discussão.
valeu Rodrigo e colegas. |
|
|
 |
rfeistauer Fala pelos cotovelos

|
Enviada: Ter Maio 20, 2008 8:21 am Assunto: |
|
|
| hades escreveu: |
Para conseguir a exposição correta eu sempre sigo a recomendação de expor para a direita (acumular os pixels no lado mais para a direita do histograma). No preview do LCD a imagem pode não ficar a mais bonita, mas vai manter os pixels com a menor quantidade de ruído do que se eles estivessem mais perto do canto esquerdo do histograma. Eu deixo o preview do LCD mostrando os highlights (na Nikon eles ficam piscando, tanto em R, G ou B, pelo menos na D200 funciona assim). Eu sempre deixo estourar levemente a exposição (alguma coisa fica piscando). Como a imagem que aparece no LCD é uma versão JPEG do RAW, eu sei que no RAW aquela área ali vai estar com informações ainda e não vai estar estourada. É sempre mais fácil escurecer uma imagem do que clarear (ruído). |
Sei que esse tópico já "fechou", mas achei um pdf da adobe que diz exatamente o que o Hades havia comentado. Está em inglês, vale a pena ler:
http://www.adobe.com/products/photoshop/pdfs/linear_gamma.pdf _________________ Rodrigo Feistauer
www.flickr.com/photos/faista
"Vá confiante na direção de seus sonhos. Viva a vida que você imaginou."
Henry David Thoreau |
|
|
 |
gato.mestre Fala pelos cotovelos

|
|
|
 |
hades Fala pelos cotovelos

|
|
|
 |
rafasgj Fala pelos cotovelos

|
Enviada: Qua Maio 21, 2008 9:25 am Assunto: |
|
|
Tem um texto sobre exposicao que eu gosto muito e postei em outro topico do forum, mas como cabe nessa discussao:
Kodak - Accurate Exposure With Your Meter
Sobre "exposicao a direita", usem apenas no RAW, em JPEG e' mais facil "subir as sombras" do que recuperar os highligts. Em JPEG, eu prefiro expor ate' um pouco antes de estourar. _________________ Precisa de fotógrafo? Me chama...
rafaelfoto.com
Flickr |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 21, 2008 11:03 am Assunto: |
|
|
Outra coisa que aprendi sobre JPEG é deixar as curvas em LOW na câmera (pouco contraste) e desligar TODO o sharpening. Facilita bastante na edição depois.
Hades _________________ http://www.flickriver.com/photos/hadeshimself/ |
|
|
 |
rfeistauer Fala pelos cotovelos

|
Enviada: Qua Maio 21, 2008 11:20 am Assunto: |
|
|
| hades escreveu: | | Outra coisa que aprendi sobre JPEG é deixar as curvas em LOW na câmera (pouco contraste) e desligar TODO o sharpening. Facilita bastante na edição depois. Hades |
Vou testar isso uma hora dessas. De acordo com aquele artigo, as curvas aplicadas em cima do RAW pra gerar um JPEG podem alterar bastante o histograma. Então, essa dica de baixar o contraste pode dar uma diferença significativa...boa! _________________ Rodrigo Feistauer
www.flickr.com/photos/faista
"Vá confiante na direção de seus sonhos. Viva a vida que você imaginou."
Henry David Thoreau |
|
|
 |
Pedro Milanez Fala pelos cotovelos

|
Enviada: Qua Maio 21, 2008 13:15 pm Assunto: |
|
|
quando eu, ainda raramente fotografo em JPG uso essa configuração que o hades falou
tudo no 'menos' -3 e tal.
melhora relativamente a latitude.  _________________
- http://www.pedromilanez.com - em breve |
|
|
 |
Oscar Daniel Devitta Iniciante

|
Enviada: Seg Jun 02, 2008 10:42 am Assunto: EV |
|
|
Algo de teoria meio " inútel" com tanta informação que já vem no softwarwe das máquinas..
1 EV ==> (Exposure Value) equivale a um ponto de abertura (F stop) (que duplica a area de abertura do diafragma), e equivale também a duplicar o tempo de exposição , e também equivale a duplicar a sensibilidade do CCD , mudando qualquer destes parámetros estaremos mudando o EV da imagem.
Desculpe o pitaco, não deu para segurar. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 02, 2008 10:54 am Assunto: Re: EV |
|
|
| Oscar Daniel Devitta escreveu: | | 1 EV ==> (Exposure Value) equivale a um ponto de abertura (F stop) (que duplica a area de abertura do diafragma), e equivale também a duplicar o tempo de exposição , e também equivale a duplicar a sensibilidade do CCD , mudando qualquer destes parámetros estaremos mudando o EV da imagem. |
Isso veio escrito num manual de câmera?
Hades _________________ http://www.flickriver.com/photos/hadeshimself/ |
|
|
 |
rafasgj Fala pelos cotovelos

|
Enviada: Seg Jun 02, 2008 11:05 am Assunto: |
|
|
_________________ Precisa de fotógrafo? Me chama...
rafaelfoto.com
Flickr |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 02, 2008 11:18 am Assunto: Re: EV |
|
|
| hades escreveu: | | Oscar Daniel Devitta escreveu: | | 1 EV ==> (Exposure Value) equivale a um ponto de abertura (F stop) (que duplica a area de abertura do diafragma), e equivale também a duplicar o tempo de exposição , e também equivale a duplicar a sensibilidade do CCD , mudando qualquer destes parámetros estaremos mudando o EV da imagem. |
Isso veio escrito num manual de câmera?
Hades | Não, pode até vir, mais no cas, essa informação é das anotações do curso de fotografia que eu fiz... |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 02, 2008 12:36 pm Assunto: |
|
|
Como regrinha simples para fotografar com máquina digital , eu uso a seguinte:
Com a maquina em maual, sempre.
Fixar o ISO (sensibilidade do CCD) , as máquinas em automático usam aumentar o EV através do aumento do ISO , e isso traz aumento de ruido.
Faço fotomería pontual de forma de nunca "estourar" as altes luzes, o resto é com o Foto chope!
Uso a abertura ou o tempo de exposição dependendo do tipo de foto. aberturas grandes para foco seletivo , e velocidades baixas para dar ideia de movimento, e só. |
|
|
 |
|
|
|