S u l  .  F o t o .  C l u b e - Índice S u l . F o t o . C l u b e
Clube de Fotografia

InícioPortal S u l  .  F o t o .  C l u b e - ÍndiceFórum FAQFAQ RulesRegras do Fórum BuscaBusca MembrosMembros GruposGrupos Galeria Juliano RamosGaleria Juliano Ramos
 RegistrarRegistrar  CalendarCalendário de Eventos  Quem está on-lineQuem está on-line  PerfilPerfil Mensagens privadasMensagens privadas EntrarEntrar 

Qual a melhor iluminação para estúdio? Contínua ou Flash?
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    S u l . F o t o . C l u b e - Índice -> Fotografia
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rfeistauer
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

MensagemEnviada: Seg Fev 08, 2010 15:51 pm    Assunto: Qual a melhor iluminação para estúdio? Contínua ou Flash? Responder com citação

Pessoal, estou pensando em comprar uns equipamentos pra fazer um pequeno estúdio em casa. A idéia é fazer principalmente fotos still, de produtos e conceituais, pra vender nos sites de stock e pra fazer alguns posteres. O que vocês mais experientes recomendam? Luz contínua ou flash?

Até onde eu sei, o problema da luz contínua é que ela é muito "quente", falando em temperatura de cor e em emissão de calor.
Estou pensando em comprar um desses dois kits ou similar:

Alguém pode me dar uma dica se esse equipamento funciona pro que eu pretendo fazer?

Aproveitando, segue o link pro catalogo da Mako: http://www.mako.com.br/download/catalogos/Produtos_Mako_2010a.pdf

Henry David Thoreau
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Pedro Milanez
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

MensagemEnviada: Seg Fev 08, 2010 16:21 pm    Assunto: Responder com citação

se faz still com qualquer luz. o importante é saber usar a luz.

temperatura de cor não é o problema quando tu bate o balanço de branco corretamente.

então, basicamente, se calor é o problema - os flashes solucionarão.

se não, vai de continua com bons modificadores de luz que tu tem o mesmo resultado.

desde que saiba modificar a luz em termos de intensidade, cor e contraste.

Fabiano
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Localização: Porto Alegre Equipamento: Nikon Fotografia: Profissão

MensagemEnviada: Seg Fev 08, 2010 22:11 pm    Assunto: Responder com citação

sill dependendo do produto, nâo rola contínua

EU prefiro flash para qulquer situação.

Para stock é "fundamental" o fundo ser branco, para possível recorte, então pense nisso também

[]´s
Fabiano

BLOG www.vidadefotografo.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
rafasgj
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

MensagemEnviada: Qua Fev 10, 2010 8:35 am    Assunto: Responder com citação

Eu acho mais fácil deixar luz de flash mais "soft". Mas é mais fácil de ver o resultado final antes de clicar usando luz contínua.

O brabo mesmo é trabalhar 2-3 horas com luz contínua, num estúdio sem ar condicionado e com sensação térmica de 47 graus na rua...

Outra coisa... essa "tenda" quadrada é tri fácil de fazer com canos PVC e umas camadas de "voil" (tem outro tecido que é melhor, mas esse é bem barato). Isso e um pedaço de papel (cartolina) ou poliestireno (acho que é isso, nunca lembro o nome) te dá um boa (e bem barata) "mesa de still".

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
rfeistauer
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

MensagemEnviada: Qui Fev 11, 2010 16:08 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiano escreveu:
sill dependendo do produto, nâo rola contínua

Porque, Fabiano? Intensidade de luz, velocidade?

rafasgj escreveu:
Eu acho mais fácil deixar luz de flash mais "soft". Mas é mais fácil de ver o resultado final antes de clicar usando luz contínua.

Pois é, por isso eu tenho uma preferencia pela continua, talvez pela pouca experiencia com flash mesmo...na verdade, alguém poderia me dizer qual a vantagem de usar o flash ao invés de luz contínua, porque eu não sei mesmo... será

rafasgj escreveu:
Outra coisa... essa "tenda" quadrada é tri fácil de fazer com canos PVC e umas camadas de "voil" (tem outro tecido que é melhor, mas esse é bem barato). Isso e um pedaço de papel (cartolina) ou poliestireno (acho que é isso, nunca lembro o nome) te dá um boa (e bem barata) "mesa de still".

Essa tenda é para pequenos produtos, pelo que eu entendi. Ou não?
Eu tenho um fundo branco de PVC que eu comprei na formilaminas bem bom, um lado é fosco e o outro brilhante...

Eu vi um "hazy" de luz contínua por R$490,00 na Zaniratti, mas não sei se a intensidade da luz era muito boa...imagino que os produtos da Mako sejam melhores. Aquele não tinha marca nenhuma...

Henry David Thoreau
rafasgj
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

MensagemEnviada: Qui Fev 11, 2010 16:29 pm    Assunto: Responder com citação

rfeistauer escreveu:
Pois é, por isso eu tenho uma preferencia pela continua, talvez pela pouca experiencia com flash mesmo...na verdade, alguém poderia me dizer qual a vantagem de usar o flash ao invés de luz contínua, porque eu não sei mesmo... será

Sempre vai ter vantagens e desvantagens. A principal desvantagem da luz contínua é o calor que gera. Fotos de comida é complicado com o calor das luzes. Em alguns casos, mesmo que seja "mockup".

rfeistauer escreveu:
Essa tenda é para pequenos produtos, pelo que eu entendi. Ou não?
Eu tenho um fundo branco de PVC que eu comprei na formilaminas bem bom, um lado é fosco e o outro brilhante...

É para produtos menores sim, mas se tu constuir, não precisa ser tão pequeno. Não imprescindível, mas é bom para algumas coisas.

rfeistauer escreveu:
Eu vi um "hazy" de luz contínua por R$490,00 na Zaniratti, mas não sei se a intensidade da luz era muito boa...imagino que os produtos da Mako sejam melhores. Aquele não tinha marca nenhuma...

Não compra NADA na Zaniratti. A DiaFilme (http://www.diafilme.com.br) tem as mesmas coisas por um preço menor, incluindo o frete. No máximo, dá uma olhada do preço na Casa do Filme que às vezes (poucas) é melhor que trazer de SP.

Fabiano
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Localização: Porto Alegre Equipamento: Nikon Fotografia: Profissão

MensagemEnviada: Qui Fev 11, 2010 21:10 pm    Assunto: Responder com citação

sorvete Razz

BLOG www.vidadefotografo.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
rafasgj
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

MensagemEnviada: Qui Fev 11, 2010 21:27 pm    Assunto: Responder com citação

Foi exatamente o que pensei Fabiano, mesmo não sendo sorvete de verdade, o mockup é um troço de "gordura hidrogenada" que não suporte bem o calor forte das luzes contínuas.

E se fosse sorvete de verdade, nesse calor, nem se fosse sem luz e com ar condicionado. Razz

Off-topic: foto de cerveja inclui cerveja quente e tem muito drink que é feito à base de detergentes para a fotografia. Smile

rfeistauer
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

MensagemEnviada: Sex Fev 12, 2010 11:04 am    Assunto: Re: Qual a melhor iluminação para estúdio? Contínua ou Flash Responder com citação

Esse da Mako tá R$1761 no catálogo

e esse tá R$2409

A diferença entre eles é a potência entre os flashes e que um vem com tripé e o outro girafa...girafa é melhor que tripé? será

Henry David Thoreau
rafasgj
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

MensagemEnviada: Sex Fev 12, 2010 12:44 pm    Assunto: Re: Qual a melhor iluminação para estúdio? Contínua ou Flash Responder com citação

rfeistauer escreveu:
A diferença entre eles é a potência entre os flashes e que um vem com tripé e o outro girafa...girafa é melhor que tripé? será

Para todo o equipamento, o MELHOR é aquele que resolve o teu problema de forma mais eficiente, então depende do uso que tu vai dar para ele.

Eu não tenho girafa, mas gostaria de ter uma, tenho vários casos de uso para uma. Agora, para o que eu geralmente faço, um tripé bem alto (3 ou 4 metros) também resolveria o meu problema, então eu compraria o mais barato que resolvesse o meu problema.

rfeistauer
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

MensagemEnviada: Sex Fev 12, 2010 14:28 pm    Assunto: Responder com citação

Andei comparando os produtos da Mako, da Atek e da Greika...

O que é o número guia? Estou vendo no catálogo da Mako que é o que varia de um modelo para outro, o tempo de recarga e o de duração são os mesmos para todos da mesma linha...?

Henry David Thoreau
rfeistauer
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

MensagemEnviada: Sex Fev 12, 2010 14:45 pm    Assunto: Responder com citação

Descobri o número guia nesse tópico: http://www.sulfotoclube.net/forum/viewtopic.php?t=1874&highlight=numero+guia

Sandro V. Maduell escreveu:
(...)
Acho melhor escolher um flash pelo seu número guia (NG). Pois as vezes 2 modelos diferentes, ambos de 200W tem NG diferentes e portanto não responderão de forma igual. Reparei isso no site da Atek, onde alguns modelos de mesmo potência não tem a mesma resposta.

Pelo que me lembro NG/abertura = distância
Em um flash de NG 11 usando f/5.6, vc terá a exposição correta a 2 metros (1,96). Isso com iso 100 e o flash direto, sem sombrinha ou haze. Ou seja, muito fraco... diria quase anêmico.

NG 22 com f/5.6, resulta em exposição a 4 metros. Seria f/8 em iso 200. Se colocar sombrinha ou haze fica mais fraco, portanto ainda acho fraco pra fotografar em estúdio uma modelo de corpo todo.

O 200 Master da Atek tem NG 38 só pra ter uma ideia. Lembrando que pra usar haze é bom ter no mínimo um de 400, como o 400 Plus da Atek com NG 62.

Henry David Thoreau
rfeistauer
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

MensagemEnviada: Ter Fev 23, 2010 13:38 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, eu preciso mais algum acessório para utilizar esses flashes? Algo como um remoto, algo assim?

Valeu!

Henry David Thoreau
rafasgj
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

MensagemEnviada: Ter Fev 23, 2010 13:56 pm    Assunto: Responder com citação

Tu precisa, de alguma maneira disparar os flashes.

Opção "barata": usa o flash da própria câmera (se ele suportar modo manual), ou um flash "na sapata" em modo manual e dispara os flashes de estúdio via fotocélula (todos os flashes decentes de estúdio tem fotocélula).

O "modo manual" é importante, para evitar o pré-flash, que dispararia os flashes antes da foto.

Opção "barata e simples": se tua câmera tem um contato PC, liga os flashes nesse contato. O problema é a voltagem "de retorno" dos flashes que pode queimar a câmera. Nos Pointer e Mako, eu sei que isso não é um problema (já medi os dois). Nos Incoflash e Digiflash, ouvi dizer que funciona. Nas outras marcas, não sei.

Opção não tão barata, mas mais flexível: compra uns disparadores de flashe, desses do eBay. Serve para o estúdio e para quando tu estiveres fazendo um "strobist" com flashes de reportagem.

rfeistauer
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

MensagemEnviada: Ter Fev 23, 2010 14:18 pm    Assunto: Responder com citação

Hum, tá ficando complicado isso...

Os acessórios dos kits da Mako são:
1 cabo de sincronismo PC-M/P2-M - 3,5mm
2 cabos bipolar de ligação à rede

Esse cabo de sincronismo não faz o disparo dos flashes?

Não sei se minha câmera tem esse contato PC, o que seria?

Henry David Thoreau
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    S u l . F o t o . C l u b e - Índice -> Fotografia Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: