|
S u l . F o t o . C l u b e Clube de Fotografia
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
rfeistauer Fala pelos cotovelos

|
Enviada: Ter Abr 29, 2008 22:30 pm Assunto: Exposição correta - Dúvidas |
|
|
Não achei em outro tópico, vou criar um novo...
Falando em exposição digital. As máquinas têm aquela escala de exposição, para se escolher para '+' ou para '-',correto?
Bom, estou lendo um livro de fotografia, da Kodak/Abril Cultural, "O Prazer de Fotografar", do tempo do filme, um livro muito bom, por sinal. Muitas vezes ele fala em aumentar ou diminuir UM PONTO de exposição, para compensar o uso de filtros, pouca ou muita luz, enfim. Até onde o meu limitado conhecimento de fotografia vai, um ponto corresponde a um ponto de abertura ou um ponto de velocidade, correto?
A escala de exposição das máquinas é em eV (elétron-Volt), certo?
Minha pergunta é:
- Qual a relação entre eV e "ponto" de exposição, se é que os dois se referem à mesma coisa?
- De acordo com o manual da minha máquina, na hora de usar o botão ± (exposição), a máquina compensa a mesma utilizando a velocidade, a abertura ou os dois juntos. Mas ainda não sei se isso corresponde a um ponto de exposição. Se ela alterar a velocidade E a abertura, não seriam dois pontos de exposição?
- O manual também fala em usar '+' na hora de fotografar um objeto brilhante, e '-' na hora de fotografar um objeto escuro. Engraçado é que eu sempre fiz o contrário!
Estou com esse nó na cabeça há alguns dias....  _________________ Rodrigo Feistauer
www.flickr.com/photos/faista
"Vá confiante na direção de seus sonhos. Viva a vida que você imaginou."
Henry David Thoreau |
|
|
 |
hades Fala pelos cotovelos

|
Enviada: Ter Abr 29, 2008 23:21 pm Assunto: |
|
|
Opa.
Cara, um EV pode ser representado por inúmeras combinações de f-stop e velocidade de obturados diferentes. Se por "ponto" tu está se referindo ao termo "stop", então a diferença entre EV 5 e EV 6 é 1 stop. Atualmente não existem câmeras modernas onde tu regula a exposição por EV.
Na prática quanto tu busca a exposição correta tu tem que confiar no fotômetro interno da câmera. Só se tu for em modo manual que a câmera não vai interferir na tua configuração, mas mesmo assim o fotômetro vai indicar se ele acha que está bom ou ruim. Acontece que algumas câmeras utilizam fotômetros mais simples que outras. Na Nikon D40, por exemplo, o fotômetro não é tão avançado quanto na D200. Então é preciso ficar compensando com + ou - EV.
Para conseguir a exposição correta eu sempre sigo a recomendação de expor para a direita (acumular os pixels no lado mais para a direita do histograma). No preview do LCD a imagem pode não ficar a mais bonita, mas vai manter os pixels com a menor quantidade de ruído do que se eles estivessem mais perto do canto esquerdo do histograma. Eu deixo o preview do LCD mostrando os highlights (na Nikon eles ficam piscando, tanto em R, G ou B, pelo menos na D200 funciona assim). Eu sempre deixo estourar levemente a exposição (alguma coisa fica piscando). Como a imagem que aparece no LCD é uma versão JPEG do RAW, eu sei que no RAW aquela área ali vai estar com informações ainda e não vai estar estourada. É sempre mais fácil escurecer uma imagem do que clarear (ruído).
Abraço,
Hades _________________ http://www.flickriver.com/photos/hadeshimself/ |
|
|
 |
Lucas Cavalheiro Fala pelos cotovelos

|
Enviada: Qua Abr 30, 2008 0:53 am Assunto: |
|
|
| hades escreveu: | Opa.
Cara, um EV pode ser representado por inúmeras combinações de f-stop e velocidade de obturados diferentes. Se por "ponto" tu está se referindo ao termo "stop", então a diferença entre EV 5 e EV 6 é 1 stop. Atualmente não existem câmeras modernas onde tu regula a exposição por EV.
|
Como assim? No modo A e V, tu pode ajustar pelo EV, não?
Eu não entendo uma coisa:
Por exemplo: quantas aberturas eu tenho de pular pra mudar 1 ponto de luz? Por exemplo, se eu estou em 1.4, um ponto dá em quanto? (a minha 50 tem 1.7, 2, 2.2, 2.5 e 2.8 de subníveis). _________________ whois.lucascavalheiro.com |
|
|
 |
guaracy Baita Falador

|
Enviada: Qua Abr 30, 2008 1:28 am Assunto: Re: Exposição correta - Dúvidas |
|
|
| rfeistauer escreveu: | Minha pergunta é:
- Qual a relação entre eV e "ponto" de exposição, se é que os dois se referem à mesma coisa?
- De acordo com o manual da minha máquina, na hora de usar o botão ± (exposição), a máquina compensa a mesma utilizando a velocidade, a abertura ou os dois juntos. Mas ainda não sei se isso corresponde a um ponto de exposição. Se ela alterar a velocidade E a abertura, não seriam dois pontos de exposição?
- O manual também fala em usar '+' na hora de fotografar um objeto brilhante, e '-' na hora de fotografar um objeto escuro. Engraçado é que eu sempre fiz o contrário!
Estou com esse nó na cabeça há alguns dias....  |
A coisa pode ser simples ou mais complexa. Eu gosto de complicar.
Como o livro é antigo, algumas características das câmeras podem ter modificado. Atualmente, as câmeras possuem mais de um modo de leitura para calcular a exposição de uma cena. Geralmente três: matricial que leva em conta todo o quadro, com maior peso na área central e um pontual, que mede apenas a luminosidade bem ao centro do quadro (pode variar de um modelo para outro).
Utilizando o modo correto de medição já é meio caminho andado para que o resultado saia bom.
A câmera pode utilizar a velocidade e/ou abertura para compensar a exposição (é provável que compense também no ISO), conforme ajuste efetuado. Deve depender do modo que estás utilizando. Se for em prioridade de abertura, não tem cabimento ela compensar na abertura. Terá que compensar na velocidade. A afirmativa é válida para prioridade em outros modos. Se ela estiver no automático, aí ela compensa como quiser (se ela tem aqueles modos de carinha, montanha, etc, deverá ser condizente com o modo escolhido). Mas ela não deverá compensar mais do que determinaste. Se for 1 ponto (EV), ela pode compensar 1/2 ponto na abertura e 1/2 na velocidade mas não compensará 1 em cada perfazendo 2 pontos.
O manual está correto apesar do termo não ser necessáriamente 'brilhante'. Se o objeto for claro, é bem provável que precises aumentar 1/2 ponto ou mais para que a foto não saia muito escura. Fotos na neve, praia, cozinha branca, etc devem receber uma compensação. A recíproca é para o escuro.
Como o hades escreveu, olhe o histograma. Se ele estiver para a esquerda, a foto está escura. O detalhe é que muitas câmeras possuem apenas o histograma referente a luminosidade que utiliza o canal verde e não significa que está correto. O ideal é uma câmera que possua o histograma dos três canais separados para evitar que uma ou mais cores fiquem estouradas em demasia.
Espero ter contribuído para confundir um pouco mais.  _________________ Guaracy Monteiro
flickr
blog |
|
|
 |
guaracy Baita Falador

|
Enviada: Qua Abr 30, 2008 1:40 am Assunto: |
|
|
| Lucas Cavalheiro escreveu: | Eu não entendo uma coisa:
Por exemplo: quantas aberturas eu tenho de pular pra mudar 1 ponto de luz? Por exemplo, se eu estou em 1.4, um ponto dá em quanto? (a minha 50 tem 1.7, 2, 2.2, 2.5 e 2.8 de subníveis). |
Como não entendo muito das matemáticas, acho uma zona. Prefiro ver no visor as mudanças.
Em http://en.wikipedia.org/wiki/F-number tem três tabelinhas. Uma com 1 ponto, outra com 1/2 e outra com 1/3. A tua 50mm parece ser 1/3 então, de 1.7 para 2.5 deve dar um ponto. Testa aí para ver se vai do ISO 200 para 400. Só tenho uma 28mm que tem anel de diafragma e os número parecem estar marcados para um ponto cada (apesar de ter um intervalo entre cada um). Verifica se não é o mesmo na tua.  _________________ Guaracy Monteiro
flickr
blog |
|
|
 |
Pedro Milanez Fala pelos cotovelos

|
Enviada: Qua Abr 30, 2008 3:26 am Assunto: |
|
|
é uma regra simples
mas complica um pouco na cabeça... porque que estamos acostumados em f/stops das digitais de 1/3 ou 1/2 em câmeras mais simples.
ou até também de f/stops de 1/1 como era antigamente nas de filme(principalmente as manuais antigas...)
seguinte...
para uma lente ou câmera que muda o diafragma em f/stops de 1/3 (normalmente câmeras digitais e/ou de filme mais 'recentes)
por exemplo
se estou usando abertura 2,8 dás classicas cinquentinhas..
um ponto a mais de luz significa usar F(diafragma) 2
ou seja, 3 f/stops a mais nas lentes ou câmeras que mudam de 1/3 em 1/3 = +1EV
já se a câmera ou lente só mudam em f/stops de 1/2 ( é uma opção em algumas digitais, normalmente as mais intermediárias... e também nas de filme mais AF principalmente)
por exemplo
se estou usando abertura 2,4 da lente do lucas por exemplo
um ponto a mais de luz significa usar F(diafragma) 1,7
ou seja, 2 f/stop a mais nas lentes ou câmeras que mudam de 1/2 em 1/2 = a +1EV
já se a câmera ou lente só mudam em f/stops de 1/1 ( é uma opção em algumas digitais(raras), normalmente era a única opção de câmeras manuais de filme )
por exemplo
se estou usando abertura f5,6 de uma lente manual qualquer
um ponto a mais de luz significa usar F(diafragma) 4
ou seja, 1 f/stop nas lentes que mudam f/stops de 1/1 em 1/1 = a +1EV
tá tarde pra caramba
amanhã vejo se não falei besteira, vou dormir  _________________
- http://www.pedromilanez.com - em breve |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 30, 2008 7:51 am Assunto: |
|
|
Agooooooooora sim eu entendi
Valeu Pedro e guaracy! _________________ whois.lucascavalheiro.com |
|
|
 |
marcio.eugenio Baita Falador

|
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 30, 2008 10:12 am Assunto: |
|
|
Complica quanto tu coloca a velocidade de obturador na jogada. Existe uma fórmula para calcular o EV, mas aí já é demais:
EV = log2(f^2)-log2(T)
Se o cara está com abertua f/2.8 e velocidade 1/30, fica:
EV = log2(2.8^2)-log2(1/30) = 3-(-5) = 8
Tem um cara que tem uma tabelinha muito boa (http://www.chem.helsinki.fi/~toomas/photo/ev.html):
| Código: | a p e r t u r e v a l u e
1.0 1.4 2.0 2.8 4.0 5.6 8.0 11 16 22 32 45 64
s 1 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
h 2 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
u 4 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14
t 8 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15
t 15 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16
e 30 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17
r 60 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
125 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19
s 250 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
p 500 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21
e 1000 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22
e 2000 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23
d 4000 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 30, 2008 10:31 am Assunto: Re: Exposição correta - Dúvidas |
|
|
| guaracy escreveu: | | A câmera pode utilizar a velocidade e/ou abertura para compensar a exposição (é provável que compense também no ISO), conforme ajuste efetuado. Deve depender do modo que estás utilizando. |
É isso mesmo, Guaracy. No modo A, ela compensa em velocidade e ISO, no modo S, abertura e ISO, no modo M, velocidade e ISO e no modo P, abertura, velocidade e ISO.
| guaracy escreveu: | O manual está correto apesar do termo não ser necessáriamente 'brilhante'. Se o objeto for claro, é bem provável que precises aumentar 1/2 ponto ou mais para que a foto não saia muito escura. Fotos na neve, praia, cozinha branca, etc devem receber uma compensação. A recíproca é para o escuro.
Espero ter contribuído para confundir um pouco mais.  |
Entendi. Quer dizer que em um dia ensolarado, com muita luz, a tendência é o fotômetro sub-expor a foto, por isso o ideal é sobre-expor a foto, é isso? E vice-versa. É uma lógica meio estranha, mas tudo bem. E conforme você e o Hades haviam falado, olhar pro histograma é o mais garantido de uma exposição correta, já que o visor pode enganar. Saquei!
Não confundiu, clareou!  _________________ Rodrigo Feistauer
Henry David Thoreau
Editado pela última vez por rfeistauer em Qua Abr 30, 2008 10:46 am; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 30, 2008 10:40 am Assunto: |
|
|
Agooooooooora sim eu entendi [3]
Resumindo então: 1 "f-stop" ou "ponto" = 1 EV, o que muda são os incrementos de EV, podem ser 1, 1/2 ou 1/3, de acordo com a câmera. Então, o incremento de EV tem que ser escolhido na tentativa e erro, 1/3, 1, 1 1/3, é isso? Acompanhando sempre o histograma, como foi falado.
Quando eu usava filme era mais fácil, alterava a abertura ou a velocidade e pronto!
Hades, Guaracy e Pedro, mataram a pau nas explicações.  _________________ Rodrigo Feistauer
Henry David Thoreau |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 30, 2008 10:52 am Assunto: |
|
|
Sobre objetos brancos ou escuros e o ajuste do EV: faz sentido.
Isso porque os objetos claros refletem mais luz do que os escuros, e blah blah blah..
Então por exemplo, se tu tiver medindo como balanceado no centro (que é o que eu mais uso) e no centro houver um objeto branco, o fotômetro pensa que é uma fonte de luz e tende a subexpor a foto toda. _________________ whois.lucascavalheiro.com |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 30, 2008 11:43 am Assunto: |
|
|
| Lucas Cavalheiro escreveu: | Sobre objetos brancos ou escuros e o ajuste do EV: faz sentido.
Isso porque os objetos claros refletem mais luz do que os escuros, e blah blah blah..
Então por exemplo, se tu tiver medindo como balanceado no centro (que é o que eu mais uso) e no centro houver um objeto branco, o fotômetro pensa que é uma fonte de luz e tende a subexpor a foto toda. |
Isso. Temos que considerar a forma como está sendo feita a medição da câmera. Se não usar o spot ou center-weighted a coisa muda. Na Nikon o 3D Color Matrix II compara a foto com um banco de dados de cenas pré-configuradas (montanhas com céu, retrato, árvores, etc). Só pra ter idéia, o da Nikon D200 compara a imagem com 30,000 padrões diferentes, enquanto que as mais avançadas, tipo a D2X, comparam com 300,000 padrões diferentes! É uma versão moderna e automática do sistema de zonas.
|
|
 |
Pedro Milanez Fala pelos cotovelos

|
|
|
 |
Gus Casarin Gosta de um papo

|
|
|
 |
|
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|

Sul Foto Clube © 2005-2009